Institucional

Conteúdo

Min-RC.JPG"A indicação de meu nome para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União pelo Senado Federal, em 2007, foi lastreada por uma longa experiência na área legislativa naquela Casa Parlamentar. Vivência enriquecida pela oportunidade de, como servidor público, participar ativamente de momentos relevantes para o ordenamento jurídico-constitucional do País, como a elaboração da Constituição de 1988 e posteriormente o processo de impeachment presidencial de 1992, quando atuei como escrivão substituto. Relevantes, também, outros episódios não menos importantes da Administração Pública brasileira, dos quais cito a revisão constitucional e o plebiscito sobre a forma e o sistema de governo, em 1993.

Já como Secretário-Geral da Mesa, cargo que passei a ocupar a partir de 2/2/1995, atuei em diversas reformas constitucionais – foram 49 emendas à Constituição em doze anos –, incluindo a construção dos marcos regulatórios sobre a privatização das telecomunicações, a flexibilização do monopólio da exploração de gás natural e petróleo, a navegação de cabotagem, e as reformas do Poder Judiciário e da Previdência Social. Outra fonte de profícuos aprendizados foi o referendo nacional sobre o comércio de armas e munições, em 2005.

Esse lastro de vivência profissional, enriquecido pela formação acadêmica no Direito, credenciou este servidor público de carreira ao cargo de Ministro desta Corte.

A par disso, tenho a plena consciência de que a bagagem adquirida pelo exercício do cargo de Secretário-Geral da Mesa do Senado, por mais de uma década, não seria tão rica se antes não houvesse trilhado uma longa e árdua caminhada profissional, iniciada naquela Casa em 1968, no cargo mais singelo de auxiliar de pesquisa, para gradualmente ascender ao cargo de máxima responsabilidade. Esses quase quarenta anos dedicados ao serviço público, respirando a atmosfera do processo legislativo em suas múltiplas dimensões, ensinaram-me a respeitar todos os aspectos legítimos da Administração Pública, desde a gestão dos grandes orçamentos e projetos nacionais até o reconhecimento dos direitos constitucionais do mais humilde cidadão. 

Por tudo isso, considero que o dever constitucional do Tribunal de Contas da União não se restringe à proteção do erário e dos interesses da União. Ele se plenifica na defesa de toda a Sociedade brasileira"

Ministro Raimundo Carreiro   

E-mail: min-rc@tcu.gov.br  Tel. 61  3316-7401 ou 7403  Fax: 61  3316-7509

Endereço: SAFS Qd 4 Lote 1 Ed. Sede sala 357

Brasília - DF - CEP: 70.042-900

Currículo Ministro Raimundo Carreiro